top of page

Vacina, COVID-19 e Ciclo Menstrual

Atualizado: 6 de fev. de 2023



Desde o início da pandemia, muitas mulheres com as quais convivo ou atendo, relatam alterações intensas no ciclo menstrual, dores no corpo, enxaqueca, excesso ou escassez de fluxo, mudanças na cor do sangue, ressecamento, diminuição dos fluidos vaginais durante as relações e ovulação. Conteúdo para um textão, mas hoje trago minhas inquietações mais recentes dentro da pandemia.


Após tomar a vacina, observei alterações no meu ciclo como, aumento no fluxo, dores e no mês passado, um atraso significativo e muito incomum, somado a um levíssimo sangramento de cor rosada dentro deste período, similar a nidação, processo que ocorre quando o óvulo é fixado no útero. Testei negativo para gravidez e conduzida por essa inquietação, comecei a pesquisar artigos científicos e a sondar mulheres em grupos de whatsapp e redes sociais. Obtive muitas respostas e nas semanas seguintes, várias mulheres me buscaram para compartilhar seus relatos sobre alterações após receberem a tão esperada vacina.Tendo como sintomas, aumento ou escassez de fluxo, atrasos e dores incomuns. Mulheres que não tomaram a vacina e tiveram COVID também relataram alterações, como fluxo intenso, cólicas intensas entre outros sintomas.


Não se sabe, as pesquisas seguem em andamento e os cientistas dizem que não há motivos para preocupação. Mas uma vacina tem como objetivo induzir uma resposta imune no corpo, e essa resposta imune pode ter um impacto no ciclo menstrual.


Este mês, a minha lua "menstruação" veio abundante, vermelho intenso e tive cólicas de arrepiar. Mas também tive semanas intensas, uma alimentação carregada de queijos, café e farinha branca, daí nem posso responsabilizar a vacina.


Se você tiver um período mais intenso após tomar a vacina, pense nisso como um efeito colateral temporário, observe e tente não se preocupar. A infecção pelo #COVID-19 tem muito mais probabilidade de interferir na sua saúde, incluindo a menstrual.


E você, notou algo? Me conta.


Se este post faz sentido para você, compartilhe!Talvez possa ajudar outras mulheres que tomaram a vacina ou ainda vão tomar,a saber sobre as possíveis alterações.



Comments


bottom of page