top of page

ACOMPANHANTE DE PARTO - Precisamos falar sobre!





Isso também é sobre hospitais que não permitem que o/a acompanhante e a #doula da gestante estejam presentes na hora da anestesia e o tempo todo, como deveria.


Sobre não haver nenhuma indicação / justificativa de anestesia que apague a mulher durante uma cesárea. Sobre continuarem AMARRADANDO mulheres durante a cesárea.


Sobre hospitais que não aceitam ou desrespeitam o plano de parto. Sobre não conhecermos nossos direitos e também sobre um sistema cesarista e tipos de médicos e instituições que não querem/aceitam #doulas.


Mas acima de tudo…. É SOBRE A CULTURA DO ESTUPRO!


"Não é nossa roupa, não é a hora do dia ( e nem o lugar).É a cultura do estupro que nos faz todas vítimas em potencial! "@manueladavila


INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS via @drajannuzzi:


A mulher que está em trabalho de parto tem DIREITO LEGAL a um acompanhante DE SUA ESCOLHA (pode ser homem ou mulher) durante o pré parto, o parto e o pós parto. Em qualquer Maternidade ou Hospital. Em partos normais e em cesarianas. Em nascimentos agendados ou não. De dia ou de noite. A lei vale para hospitais públicos e particulares: ninguém pode impedir o acompanhante de entrar.

.

O hospital NÃO pode pedir que o acompanhante saia para o procedimento anestésico ou para qualquer outra coisa. Isso é criar uma norma acima da lei federal, o que não pode ser feito.

.

O impedimento ao acompanhante durante todo o processo de nascimento é uma das violações mais comuns ao direito da mulher que está parindo. Pelo desconhecimento, na maioria das vezes, ou pelo medo de sofrer retaliações por parte da equipe médica ou administrativa (muito comum, infelizmente), a paciente se cala. Numa situação tão delicada e de tanta vulnerabilidade (afinal, você está “entregando” seu corpo aos cuidados de outras pessoas) sobra apenas o silêncio e o medo.


Denuncie:

🔴Na Secretaria de Saúde.

🔴No Conselho Federal de Medicina (e no Conselho regional do seu Estado)

🔴ANS

.

O dia de hoje é de imensa tristeza para todas nós, com a notícia da grávida que foi abusada pelo anestesista 🤬 @giovanniquintellasoficial durante sua cesariana.


コメント


bottom of page