Fechamento de corpo
fechamento de matriz - fechamento de ossos ou ritual pós-parto.
O fechamento do corpo é um processo terapêutico e uma prática-ritual originária da parteria tradicional mexicana que celebra a natureza cíclica da vida. Indicada para o pós-parto, após aborto/perda gestacional, adoção e também para momentos em que precisamos de contornos, integração, regeneração, fechar ciclos e processos, para momentos após rupturas, de transição, traumas, morte de um ente querido, separações, mudanças drásticas ou depois de parir um projeto onde investimos muita energia. Sendo também ofertados para homens que buscam por uma integração.
Ritos do corpo
Os nossos corpos, enquanto reflexo representativo da sociedade, também estão órfãos de rituais. Os rituais são atos simbólicos que transmitem e representam valores, tornam o mundo um “lugar fiável” e “habitável o tempo”, ancoram nossa energia, força e estabilizam a vida.
foto:@prosaefotografia
Honrar os ciclos
Desde a pré-concepção que a mulher se encontra com uma determinada abertura, permitindo-lhe consumar-se enquanto receptáculo. Esse espaço acontece e dá-se a vários níveis, sutis e profundos, físico e emocional. Após o parto, o seu corpo carece de fechamento. Fechar o corpo, ao longo ou terminado o pós-parto, permite à mãe agradecer e honrar a experiência de co-criação, celebrar esse refúgio-abrigo que é o ventre, integrar gradualmente essa fragilidade/vulnerabilidade que a abertura traz, delimitar novos contornos e tecidos da alma, reencontrando o seu Eu no encerrar-Se.
O fechamento do corpo é, assim, uma prática-ritual que celebra a natureza cíclica da vida, honrando e reconhecendo a transição/entrada/iniciação para a maternidade. Através da presença da água, ervas medicinais, óleos e panos, facilita-se uma prática de cuidado, colo, presença, escuta, celebração, honrando a mãe que escolhe habitar-se.
Para mães após o parto, seja vaginal, cesariana, após aborto/perda gestacional ou adoção... à medida que o pós-parto vai decorrendo ou passados alguns anos, ao longo dos quais o útero ainda pulsa ao relembrar a experiência do parto.
"Quando engravidam, as mulheres expandem seu corpo, seu coração e sua alma pelo bem de seu filho. Dar à luz é a maior demonstração de amor e, muitas vezes, exige alguns sacrifícios.
O rebozo aplicado pelas mãos amorosas de doulas, parteiras e outros cuidadores ajuda a mulher e o bebê, pois oferece apoio, conforto, alívio e, no período pós-parto, um retorno ao estado de completude e integridade."
Naolí Vinaver
( Parteira tradicional mexicana )
Casulo - Rito de passagem e renascimento
O “Fechamento do Corpo”, também é conhecido como “Ritual Pós-Parto” , “Cerimônia de Fechamento dos Ossos" ou da Matriz. É um processo importante que ajuda a conter e realinhar fisicamente e energeticamente, um rito de passagem, e renascimento dessa nova mulher.
Envolve o uso tecidos, mais conhecido como rebozo, seu nome tradicional mexicano. Um xale e tecido que também é utilizado em técnicas de massagem, sendo um grande aliado das mulheres nos cuidados e processos durante a gestação, parto e pós-parto. O rebozo é usado para fechar suavemente os ossos, podendo ser uma experiência profunda para algumas pessoas. Particularmente, essa experiência me remete ao casulo e o sinto como um abraço curativo.
"Essas amarrações em pontos estratégicos me conduziram para um mergulho interno.
Realmente foi um fechamento. Um caminho de volta para a integralidade, a integração do meu corpo físico, do meu corpo mental, do meu corpo emocional e espiritual "...
Cris Jaber
Depoimento...
O fechamento combina terapias/ técnicas que auxiliam na integração no pós-parto;
-
Massagem e desbloqueio de meridianos,
-
Massagem corporal suave com um óleo de ervas para ajudar a selar o corpo e sal ( sal em alguns casos).
-
Sobada Maya (técnica para acomodação dos órgãos internos) saiba +
-
Cura do útero (womb healing)
-
Fechamento de matriz tradicional mexicana com rebozos.
-
Temaskal / vaporização do útero
-
Cacau medicinal
-
*Cama de ervas, bate folhas (adicional)
*É possível e recomendado amamentar durante o processo.
TEMPO? + ou - 3h
ONDE? Na casa da puérpera, no meu espaço ou a combinar.
Sim, existe um preparo. Ficha de anamnese e todas informações são dadas no primeiro encontro.
Alguns benefícios
- Ausência de sintomas de depressão pós-parto;
- Recuperação física mais rápida;
- Melhora a capacidade de resiliência;
- Apego saudável entre a mãe e a(o) bebê;
- Empoderamento do ser mulher sendo mãe;
- Clareza mental.
- Integração física e emocional.
"Diferentes tradições nos dizem que a mulher deve fechar seu corpo, já que o corpo dela se abriu não somente fisicamente, mas também energeticamente para poder ancorar o corpo e alma de sua (seu) bebê. Agora que essa alma encarnou e chegou ao nosso mundo, a mãe precisa fechar esse canal para poder encarnar não somente o arquétipo da mãe, mas também os outros aspectos de sua vida como mulher, esposa, filha, criadora,artista, etc."
Laura Torres
( Parteira tradicional colombiana)
foto:@prosaefotografia
Fechamento de Amanda Rodrigues
Fotografia e olhar sensível de Juliana Rosa do @prosaefotografia
Fechamento de Ana Terra Grammont
Registro de Juliana Rosa do @prosaefotografia
Outros Ritos
Alguns registros pessoais de fechamentos de realizados